Posse

Um passo à frente na religião

Dilce Regina Paiva de Oliveira é eleita com unanimidade pelos nove membros que compõem a junta paroquial

Paulo Rossi -

Tem espaço sendo conquistado por mulheres na religião. No próximo domingo tomará posse como deã da Catedral do Redentor a religiosa Dilce Regina Paiva de Oliveira, primeira mulher à frente do cargo em Pelotas. A deã, na Igreja Anglicana, faz as cerimônias de casamento, batizado e sepultamento, além de participar das questões administrativas da instituição. A celebração da posse será às 10h na Catedral.

A Igreja Anglicana compartilha muitas similaridades com a Católica. As maiores diferenças estão no fato de que os fiéis não adoram santos nem atribuem milagres a eles, além de que os clérigos possuem liberdade para casar e ter filhos. Outro ponto é que as mulheres desfrutam de igualdade na competição de títulos eclesiásticos, como aquele que Dilce de Oliveira ficará responsável.

Ela foi eleita com unanimidade pelos nove membros que compõem a junta paroquial. Formada em Teologia, Dilce tem 50 anos e está há 22 deles envolvida na diocese. Mesmo com a experiência adquirida, a nova deã conta que ainda há machismo e conservadorismo dentro da religião. “Como em qualquer profissão, as mulheres sempre precisam se esforçar mais que os homens para atingir esses cargos”, relata, apesar de reconhecer que a sociedade vem avançando na discussão do tema. Depois de ter se tornado diaconisa e presbítera, ela exercerá o título por até cinco anos.

O bispo da Catedral, dom Renato da Cruz Raatz, comemora a posse. “É um momento muito importante e significativo para a Igreja, ter a possibilidade de eleger a primeira mulher”, afirma. Deão desde 1999, Renato vinha dividindo as tarefas da função com a de bispo da Catedral. Ele espera que a mudança sirva para dar um atendimento mais adequado à comunidade anglicana de Pelotas. A cerimônia de posse começará com culto às 10h e será revestida de símbolos litúrgicos, como o recebimento da veste de deã.

Conheça
A Igreja Anglicana, de denominação cristã e origem inglesa, desde 1985 ordena mulheres entre os sacerdotes e recentemente passou a admitir homossexuais como membros do clero. Em Pelotas, a Catedral da Igreja Anglicana do Redentor é conhecida por Igreja Cabeluda devido à hera que cobre todo o seu prédio. Inaugurada há 108 anos, o local é um dos cartões-postais da cidade e abriga diversas iniciativas e tradições. O Instrumental Ciranda é um projeto social da sede para atender crianças e adolescentes com aulas de violão, flauta, leitura de partituras e violino. Outro destaque é o Festival das Flores, que chegará a sua 21ª edição neste ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unicef registra crescimento de número de crianças migrantes viajando sozinhas Anterior

Unicef registra crescimento de número de crianças migrantes viajando sozinhas

Próximo

Programa Redes de Cooperação seleciona profissionais

Deixe seu comentário